quarta-feira, 20 de julho de 2011

Por Jessé Duarte,
Ator e diretor de teatro. Militante do núcleo de Cultura do PSTU de Belo Horizonte.


Para quem se interessa pelo fazer teatral, sobretudo o fazer crítico e o teatro de grupo, vale a pena conferir a série de programas “Ensaio Aberto”. Lançada no dia 27 de maio no site da Cooperativa Paulista de Teatro, o projeto é parte de uma ação que pretende, ao longo do ano, distribuir mil cópias, em formato DVD duplo, para escolas, universidades e companhias teatrais.

A série aborda o cotidiano de grupos teatrais da cidade de São Paulo, tendo como foco os resultados da Lei de Fomento. Aprovada em 2002 depois de grandes mobilizações, a lei garante investimento direto do estado, sem vínculo com a iniciativa privada e privilegia projetos que buscam um trabalho continuado de pesquisa e produção estética na área do teatro. Desde então, houve um crescente número de espaços de grupos nos bairros de periferia e montagens que fogem da lógica do mercado.

Ainda hoje os grupos continuam mobilizados, pois a Lei de Fomento vem sendo vítima de vários ataques dos governos que além de fazerem concessões, buscam a todo momento privilegiar a burguesia para que a produção artística seja utilizada como meio de transmissão da sua ideologia. Neste sentido, a série é fundamental para entender a necessidade de se combater as políticas privatizantes e também quais são os limites da luta por uma arte de fato independente dentro do capitalismo. Os apontamentos de uma arte ligada a um projeto político numa perspectiva anti-capitalista demonstram a necessidade de lutar por uma nova sociedade.

Os vídeos trazem entrevistas com figuras fundamentais para historia do teatro Brasileiro, dentre eles Augusto Boal e José Renato que deu sua contribuição pouco antes de falecer. Participam também a pesquisadora Iná Camargo Costa, os diretores Luiz Carlos Moreira, Cezar Vieira e Aimar Labak, os jornalistas Valmir Santos e Beth Néspoli, assim como a psicanalista Maria Rita Kehl.

0 comentários:

Postar um comentário